Aveiro é indiscutivelmente um dos distritos portugueses com maior dinamismo económico. Detém estrutura socioeconómica e empresarial heterogénea, coexistindo lado a lado empresas e sectores assentes em actividades com mão-de-obra intensiva e, simultaneamente, com elevado potencial tecnológico, bem como sectores que apostam duplamente na tradição e em investimentos industriais novos e tecnologicamente avançados. O Distrito de Aveiro soube manter e desenvolver a sua vocação de entreposto comercial e as suas indústrias tradicionais e, simultaneamente, apostar na modernização e na inovação como fonte de competitividade, atraindo investimentos em sectores tecnologicamente avançados e de elevado potencial.
As zonas industriais preparadas para o acolhimento de empresa se as suas excelentes localizações, associadas à proximidade a grandes centros urbanos, tornaram Aveiro uma região particularmente atractiva para investidores nacionais e estrangeiros.
A diversidade da oferta existente no Distrito de Aveiro, quer a nível de infra-estruturas, quer a nível de desenvolvimento económico e empresarial, potencia a captação e a instalação de investimento nacional e internacional na região: